Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Banco Central lança as novas cédulas de 20 e 10 reais

nova cédula de R$ 20,00
 O Banco Central colocará em circulação a partir de hoje, 23 de julho de 2012, por meio dos bancos comerciais e dos caixas automáticos, as novas cédulas de 20 e 10 reais pertencentes à Segunda Família do Real.
As novas cédulas possuem diversos elementos de segurança defácil identificação, semelhantes aos que aparecem nas novas notas de 50 e 100 reais, como a marca d’água e o número escondido. A novidade é o número que muda de cor no canto superior direito. Ao movimentar a nota, a cor do numeral correspondente ao valor da cédula muda do azul para o verde, enquanto uma barra brilhante parece rolar sobre ele. Esse novo elemento traz ainda mais segurança e facilidade para o cidadão na hora de verificar a autenticidade das cédulas.
Nova cédula de R$ 10,00
Desde 2010, a substituição das notas da Primeira Família ocorre gradualmente, à medida que elas são retiradas em decorrência de seu desgaste natural. Portanto, não há necessidade de trocar as cédulas atuaispelas novas na rede bancária, pois as duas Famílias conviverão em circulação até a completa substituição das atuais.
Está previsto para 2013 o lançamento das novas notas de 5 e 2 reais, completando o projeto da Segunda Família do Real.

A segunda família de cédulas do Real

A alteração do design das cédulas brasileiras tem por objetivo sua modernização, com a adoção de recursos gráficos mais sofisticados, além de promover a acessibilidade aos portadores de deficiência visual, oferecendo recursos para facilitar o reconhecimento das cédulas por essa parcela da população.
A temática da Primeira Família – efígie da República nos anversos e animais da fauna brasileira nos reversos – foi mantida, porém os elementos gráficos foram redesenhados, de forma a agregar segurança e facilitara verificação da autenticidade pela população.
As notas de 20 e 10 reais também manterão as cores predominantes atuais, aspecto que facilita a rápida identificação dos valores nas transações cotidianas. As novas cédulas seguem a lógica de tamanhos diferenciados definida para a Segunda Família do Real. Esse recurso, aliado às marcas táteis em relevo pronunciado, facilita o reconhecimento das notas pelas pessoas com deficiência visual.

Cédulas seguras: uma questão de responsabilidade social

Desde o lançamento do Real, em 1994, as cédulas brasileiras têm exercido seu papel sem nenhuma incidência grave em termos de volume de falsificações. No entanto, a popularização das tecnologias digitais faz com que o Banco Central se preocupe em agir preventivamente, de forma a continuar garantindo a segurança do nosso dinheiro nos próximos anos. Atualmente, essa é uma realidade não só do Brasil, mas de todo o mundo: as autoridades emissoras têm buscado atualizar o design de suas cédulas com maior frequência, a fim de agregar elementos de segurança tecnologicamente mais sofisticados, capazes de resistir às investidas dos falsários.
O volume de falsificações no Brasil não representa hoje uma ameaça à economia. Mas, para o cidadão comum, receber uma nota falsa pode representar um prejuízo significativo em seu orçamento mensal. Por isso, é uma questão de responsabilidade social aprimorar os mecanismos que permitam que aprópria população tenha condições de verificar com segurança a autenticidade do seu dinheiro.

Como verificar a autenticidade das novas notas de 20 e 10reais

As novas notas de 20 e 10 reais contêm diversos elementos de segurança de fácil identificação. A maior novidade é o número que muda de cor, no canto superior direito: ao movimentar a nota, a cor do numeral muda do azul para o verde, enquanto uma barra brilhante parece rolar sobre ele.
Os demais elementos de segurança são semelhantes aos que aparecem nas notas de 50 e 100 reais da Segunda Família, em circulação desde 2010. Por exemplo, o número escondido – numeral do valor da nota – fica visível quando ela é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos, em um local com bastante luz. Já a marca-d’água revela o valor da nota e a imagem do animal: o mico-leão-dourado, na nota de 20 reais, e a arara, na de 10 reais.
A partir de 28/7, visite o hotsite www.novasnotas.bcb.gov.br, onde será possível conhecer mais sobre as novas notas e seus elementos de segurança, além de visualizar todas as peças da campanha de divulgação, bem como conhecer mais sobre as notas de 100 e de 50 reais, lançadas em 2010.

Fonte: site do Banco Central do brasil
Postado por Jaynilton C. Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário